Os Contos de Fada e a transmissão do Esoterismo Ocidental

Os Contos de Fada são verdadeiras joias da literatura esotérica, disfarçados de histórias para crianças. Muito provavelmente, foram criados por nossos irmãos maiores para passar os seus ensinamentos, nas barbas da inquisição e da perseguição pelas diferentes igrejas. Eles possuem enorme conteúdo simbólico e são verdadeiras representações dos arquétipos em ação. Vamos fazer a análise de alguns desses contos para compreender seu papel na transmissão e na fixação de conceitos e práticas ligados à nossa tradição.

Curriculum

Fabio Mendia é engenheiro, administrador de empresas e doutor em Ciência da Religião.

Atualmente é, membro do grupo de pesquisas NEO da PUC SP sobre “Novas Espiritualidades” e membro da “European Society for the Study of Western Esotericism”, ligado à Universidade de Amsterdã. É autor de vários livros, capítulos de livros, artigos e verbetes de dicionários principalmente sobre o tema “Esoterismo Ocidental”.

Frater Rosacruz desde 1976 e Irmão Martinista desde 1993, foi Mestre da Loja São Paulo, e da Heptada Martinista São Paulo, Monitor, Orador, Grande Conselheiro e Mestre Provincial da região SP1. Hoje é Conselheiro, Professor e Pesquisador da Faculdade URCI.

0